sábado, 4 de maio de 2013

História - Restauração da Europa


ASSISTA A VÍDEO AULA E RESPONDA


  • Questão 1
    O que foi a Santa Aliança? E quais eram os seus objetivos?
  • Questão 2
    (PUC - RIO) O Congresso de Viena, concluído em 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, baseou-se em três princípios políticos fundamentais. Assinale a opção que apresenta corretamente esses princípios:
    a) Liberalismo, democracia e industrialismo.
    b) Socialismo, totalitarismo e controle estatal.
    c) Restauração, legitimidade e equilíbrio europeu.
    d) Conservadorismo, tradicionalismo e positivismo.
    e) Constitucionalismo, federalismo e republicanismo.

  • Questão 3
    Cite e explique os dois princípios fundamentais que nortearam a organização do Congresso de Viena.

  • Questão 4
    Quais eram as grandes potências que protagonizaram as discussões realizadas no Congresso de Viena?
  • Questão 5
    Qual era a situação política da Europa assim que Napoleão Bonaparte foi derrotado pelas forças monárquicas do Velho Mundo?




  • Resposta Questão 1
    A Santa Aliança foi um acordo envolvendo a cooperação militar das monarquias russa, prussiana e austríaca. O objetivo fundamental desse acordo era impedir a deflagração de outros movimentos de caráter liberal pela Europa e o combate das lutas de independência estabelecidas no continente americano.

  • Resposta Questão 2
    Letra C. Tendo caráter antiliberal, o Congresso de Viena defendeu fundamentalmente a restauração do cenário político, econômico e social que vigorava na Europa antes da Revolução Francesa. De tal modo, os integrantes dessa importante reunião deram apoio à reintegração das monarquias nacionais, à recuperação dos antigos limites territoriais e à autoridade das nações metropolitanas sobre as suas colônias.


  • Resposta Questão 3
    O primeiro princípio norteador do Congresso de Viena foi o de legitimidade, que defendia a restauração das antigas monarquias que vigoravam antes das invasões napoleônicas. Além deste, os integrantes do Congresso defenderam o princípio do equilíbrio europeu, que patrocinou a reintegração dos antigos limites territoriais vigentes antes da Era Napoleônica e a divisão consensual dos domínios coloniais entre as potências europeias.


  • Resposta Questão 4
    Prússia, Rússia, Áustria e Inglaterra foram as nações de maior atuação e importância durante a realização do Congresso de Viena. Essa posição foi alcançada pelo fato dessas nações terem ação principal nos conflitos que determinaram a vitória contra as forças do Exército Napoleônico.


  • Resposta Questão 5
    Grande parte das monarquias nacionais teve seus tronos tomados pelos exércitos de Napoleão Bonaparte e foram entregues para aliados de sua confiança. Fazendo anteriormente parte do Império Napoleônico, essas regiões conquistadas tiveram os seus limites territoriais completamente redesenhados pelos interesses do imperador francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário