terça-feira, 21 de maio de 2013

2ª Série do Ensino Médio - Da Revolução Industrial a Consolidação dos EUA


Revolução Industrial
• Revolução Industrial é o termo utilizado para descrever as transformações econômi­cas, sociais, políticas e tecnológicas dos séculos XVIII e XIX. Essas transformações ocor­reram numa velocidade muito maior do que em qualquer época anterior, com um alto custo social.
• As origens da Revolução Industrial são: as grandes navegações, o aumento popula­cional do planeta e o acúmulo de capitais. Esses fatos provocaram um crescimento na demanda por produtos que as velhas manufaturas não podiam atender. A burguesia assumiu o poder político em várias nações europeias, manobrando as legislações no sentido de beneficiar a atividade industrial.
• Para aumentar a produtividade, desenvolve-se a divisão do trabalho. O vapor d’água torna-se a principal fonte de energia, permitindo a criação das primeiras máquinas.
• As causas do pioneirismo inglês foram: uma acumulação primitiva de capital bastante vigorosa, estabilidade política, os cercamentos e um subsolo rico em carvão e ferro, matérias-primas fundamentais para o processo de industrialização.
• A primeira fase da Revolução Industrial é muito mais tecnológica do que científica, sendo a utilização do vapor como fonte de energia e o desenvolvimento da indústria têxtil as principais características dessa fase. 


ATIVIDADES

Marque ( C ) nas alternativas Certas, e ( E ) nas Erradas:

   1)É possível concluir sobre a Revolução Industrial:
A(   )Revolução Industrial é o termo utilizado para descrever as transformações econômi­cas, sociais, políticas e tecnológicas dos séculos XVIII e XIX.
B(     )Nesta época as transformações ocor­reram numa velocidade muito maior do que em qualquer época anterior, com um alto custo social.
C(     )As origens da Revolução Industrial são: as grandes navegações, o aumento popula­cional do planeta e o acúmulo de capitais.
D(    )As causas do pioneirismo inglês foram: uma acumulação primitiva de capital bastante vigorosa, estabilidade política e um subsolo rico em carvão e ferro, matérias-primas fundamentais para o processo de industrialização.

MARQUE APENAS UMA ALTERNATIVA

2) Sobre a Revolução Industrial, podemos afirmar que:
a) (   ) resultou do progresso técnico e das transformações sociais ocorridas na Inglaterra.
b) (   ) iniciou-se simultaneamente em diversos países.
c) (   ) foi um processo histórico que consistiu na substituição da ferramenta pela máquina.
d) (   ) todas as etapas da produção eram realizadas por uma única pessoa.
e) (   ) provocou o surgimento de uma nova classe social, o proletariado.
f)( ) possibilitou o aumento da produção por um custo relativamente baixo e, conseqüentemente, a redução no preço das mercadorias.
g) (   ) não alterou a estrutura da sociedade nem as relações de trabalho.

3)Sobre os operários das primeiras indústrias da Revolução Industrial, podemos dizer que as condições de vida e de trabalho eram
a) fácil, visto que ganhavam o suficiente, trabalhavam pouco e moravam bem.
b) razoável, trabalhavam oito horas por dia e tinham folgas semanais.
c) divertida, devido às brincadeiras que ocorriam durante a produção.
d) muito difícil, devido a grande carga de trabalho, as péssimas moradias e salários baixos.

4). Uma das conseqüências da Revolução Industrial foi
a) a mudança das pessoas das cidades para a zona rural.
b) a crescente importância do trabalho do artesão.
c) a falta de investimento em tecnologia nas fábricas.
d) o processo de urbanização, onde as pessoas saiam da zona rural para trabalharem nas fábricas


5. O surgimento da máquina a vapor, juntamente com o desenvolvimento tecnológico, teve papel importante no processo de industrialização. A invenção da locomotiva a vapor, dentre outras coisas, foi importante por que
a) desenvolveu a indústria pesqueira da região.
b) foi suporte no transporte de matéria prima e carvão para as indústrias.
c) foi bastante utilizada pelos turistas da época.
d) servia apenas para o transporte de pessoas


6. "O processo histórico que levou à substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial."
 ARRUDA, José Jobson; PILETTI, Nelson. Toda a História – História Geral e do Brasil. São Paulo:  Ed. Ática, 2002. p. 328.
Sobre a Revolução Industrial, podemos afirmar que
a) teve início na Inglaterra, com a indústria têxtil e a energia a vapor. 
b) iniciou de forma simultânea na França e na Alemanha por volta de 1650, utilizando-se da energia elétrica e da queima de derivados de petróleo.
c) consolidou o sistema capitalista, humanizando o trabalho nas fábricas e possibilitando a participação dos operários nos lucros, o que aumentava a produção. 
d) não houve mudanças nos hábitos das pessoas, que preferiam continuar trabalhando no campo.

Revolução Francesa
•  Houve a destruição social e política dos vestígios feudais e a tomada do poder pela burguesia.
•  Os gastos com a Corte de Versalhes, com pensões e cargos públicos para a nobreza, com algumas guerras religiosas, contribuíram para o surgimento de um enorme déficit orça­mentário.
• A arrecadação de impostos era feita por particulares e incidia apenas sobre a burguesia.
• Alfândegas internas e a concorrência de manufaturados ingleses entravavam o desenvol­vimento da indústria francesa.
• Tentando legitimar a criação de novos impostos, o rei convoca os Estados Gerais, compos­tos por: Primeiro Estado (dividido em alto clero e baixo clero), Segundo Estado (nobrezas provincial, de toga e da Corte) e Terceiro Estado (98% da população, incluindo os burgue­ses; sobre esse Estado incidiam os impostos).
• As quatro jornadas revolucionárias foram: o surgimento da Assembléia Constituinte, a to­mada da Bastilha, o Grande Medo (que implicou a criação da Declaração dos Direitos do Cidadão) e a transferência do rei para Paris.
• A Assembléia Nacional cria a Constituição Civil do Clero e expropria os bens da Igreja.
• A Constituição de 1791 afirma a posição social dominante da burguesia, pondo em prática a proposta de separação dos poderes idealizada por Montesquieu. Assim, o rei perdia o controle sobre o exército, a Igreja e as administrações provinciais.
• Luís XVI é preso ao tentar fugir para o exterior e é obrigado a jurar a Constituição. Após a execução de Luís XVI, a França passa a ser governada pela Convenção.
• Os principais partidos da Convenção são: Girondino (representa a alta burguesia), Jacobi­no (formado por profissionais liberais, defendia interesses populares) e Pântano (formado por oportunistas, geralmente da burguesia).
• A Convenção é obrigada a enfrentar militarmente inimigos internos (Revolta de Vendéia) e externos (Coligação Antifrancesa).
• Com o apoio dos sans-culottesRobespierre chega ao poder. Inicia-se o Período do Terror que põe fim à escravidão nas colônias, instaura o voto universal, adota o sistema decimal e decreta a Lei do Máximo.
• Enfraquecidos por lutas internas, os Jacobinos são derrubados no Golpe de 9 Termidor.
• A Constituição do anoIII cria o Diretório.
• Em 1795 e 1796 ocorrem levantes contrários ao Diretório: o Ultra-Realista e a Conjura dos Iguais.
• Para pôr fim à corrupção e à incompetência do governo do Diretório, a burguesia decidiu apoiar Napoleão Bonaparte, que chega ao poder por meio do Golpe de 18 Brumário.
• A burguesia desfechou um golpe em 18 Brumário de 1799, colocando Napoleão Bonaparte no poder.
• Em 1804, por plebiscito, Napoleão é aclamado imperador.
• A Inglaterra capitalista e vários reinos absolutistas europeus unem-se para tentar destruir o governo revolucionário francês. Essa união origina várias coalizões antifrancesas.
• Por meio do bloqueio continental, Napoleão tenta asfixiar a economia britânica.
• O bloqueio continental fracassa e a economia francesa afunda com as despesas de guerra .
• Derrotado na Campanha da Rússia, Napoleão acaba sendo obrigado a refugiar-se na ilha de Elba.
• Com a queda de Napoleão, restaura-se o governo absolutista da família Bourbon na França. Era o Terror Branco.
• Napoleão retorna ao poder, num período que ganha o nome de Cem Dias.
• Novamente derrotado, na batalha de Waterloo, Napoleão é mandado para a ilha de Santa Helena, onde passa os seus últimos dias .
• O Congresso de Viena marca a vitória da Europa aristocrática sobre a França burguesa.
• O princípio da legitimidade reconduz ao poder as velhas famílias absolutistas européias.
• O princípio do equilíbrio europeu fortalece algumas nações européias à custa do desaparecimento de alguns pequenos Estados.
• Cria-se a Santa Aliança para reprimir as nacionalidades prejudicadas pelos acordos do Congresso de Viena.
• As determinações do Congresso de Viena declinam alguns anos depois, sob influência de movimentos nacionalistas e do fortalecimento da burguesia industrial européia.

ATIVIDADES

Marque ( C ) nas alternativas Certas, e ( E ) nas Erradas:

1)Sobre a Revolução Francesa é correto afirmar:
A(    )Houve a destruição social e política dos vestígios feudais e a tomada do poder pela bur­guesia.
B(  )Os gastos com a Corte de Versalhes, com pensões e cargos públicos para a nobreza, com algumas guerras religiosas, contribuíram para o surgimento de um enorme déficit orça­mentário.
C(    )A arrecadação de impostos era feita por particulares e incidia apenas sobre a burguesia.
D(  )Tentando legitimar a criação de novos impostos, o rei convoca os Estados Gerais, compos­tos por: Primeiro Estado (dividido em alto clero e baixo clero), Segundo Estado (nobrezas provincial, de toga e da Corte) e Terceiro Estado (98% da população, incluindo os burgue­ses; sobre esse Estado incidiam os impostos).

E(  )As quatro jornadas revolucionárias foram: o surgimento da Assembleia Constituinte, a to­mada da Bastilha, o Grande Medo (que implicou a criação da Declaração dos Direitos do Cidadão) e a transferência do rei para Paris.

MARQUE COM (X) APENAS UMA ALTERNATIVA

2. Sobre o contexto histórico da França pré-revolução, é verdadeiro afirmar que:
A - O clero e a nobreza possuíam muitos privilégios, entre eles a isenção tributária (não pagavam impostos).
B - A estrutura social da população francesa não era estratificada.
C - Havia igualdade de direitos, sendo que não havia camadas sociais privilegiadas.
D - Não havia pobreza, nem miséria, pois existia uma justa distribuição de renda.
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3. Um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa foi:
A - A decretação de leis que garantiam igualdade de direitos na França em 1789.
B - A união do clero e da burguesia em prol da derrubada da monarquia e implantação da República.
C - A Queda da Bastilha (principal prisão política da monarquia francesa) em 14 de julho de 1789.
D - O apoio de Napoleão Bonaparte ao governo do monarca Luís XVI.
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4. Durante o processo revolucionário quem eram os girondinos e o que defendiam?
A - Eram representantes da monarquia que queriam reestabelecer o regime monárquico na França.
B - Era um grupo político que representava a alta burguesia e queria evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.
C - Eram representantes da baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
D - Eram integrantes do clero e defendiam maior participação da Igreja na política francesa.
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5. Qual era o lema dos revolucionários francesa, que resumia muito bem os anseios do Terceiro Estado?
A - "Liberdade, Paz e Justiça".
B - "Paz, Pão e Terra".
C - "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
D - "Liberdade ainda que tardia".


Independência da América Espanhola

• A Espanha, envolvida em guerras e disputa diplo­máticas, vê seu poder enfraquecido na América com a ascensão dos criollos e dos cabildos. O rei espanhol Carlos III  inicia uma rígida política sobre as colônias, aumentando os impostos e a vi­gilância metropolitana. Ao restringir a autonomia das colônias, a elite criolla mostra-se contra a po­lítica espanhola na América.
• O descontentamento dos criollos e a situação mi­serável das camadas mais populares proporcionaram o início dos movimentos de independên­cia. Ocorrem rebeliões populares como a de Tupac Amaru II no Peru.
• Em 1810, padre Hidalgo toma a cidade do Méxi­co. Mesmo morto pelas tropas imperiais, ele torna-se o maior ícone da independência mexicana. O sacerdote José Morellos lança-se à frente do movimento até 1815, quando é fuzilado. O pro­cesso, antes bastante popular, passa às mãos da elite criolla que proclama a independência da No­va Espanha (México) em 1822.
• O criollo Simón Bolívar é o principal personagem de várias emancipações na América Latina: Nova Granada, Venezuela, Colômbia etc.
•As tropas de José de San Martín vencem os exér­citos imperiais e proclamam a independência da Argentina. Suas tropas também libertam o vice-­reino do Peru. José Francia torna-se o primeiro presidente do Paraguai após a independência. O Uruguai emancipa-se após a Guerra Cisplatina.
• As tentativas de contra-revolução espanholas são barradas pelos interesses ingleses (mercado consumidor) e norte-americanos (doutrina Mon­roe).


ATIVIDADES
1 -(UFSCar-SP) A independência das colônias espanholas da América deveu-se a diversos fatores.
Assinale a opção na qual todos os fatores relacionados contribuíram para essa independência.
  1. Política mercantilista da Espanha; influência da independência brasileira; interesse dos Estados Unidos no comércio das colônias espanholas.
  2. Monopólio comercial em benefício da metrópole; desigualdade de direitos entre os criollos, nascidos nas colônias, e os chapetones, nascidos na Espanha; enfraquecimento da Espanha pelas guerras napoleônica
  3. influência das ideias políticas de Maquiavel; auxilio militar brasileiro à independência dos territórios vizinhos; exemplo da independência dos Estados Unidos.
  4. Liberalismo político e econômico, adotado pelas cortes espanholas; enfraquecimento do governo espanhol por causa da intervenção militar francesa; política do Congresso de Viena favorável à independência das colônias.
  5. Interesse econômico da Inglaterra na independência das colônias; política de suspensão das restrições de importações, seguida pelo governo de José Bonaparte; aliança entre chapetones, colonos nascidos na Espanha, e criollos, nascidos nas colônias para promover a independência.
2 -Apesar de utilizarem um discurso de libertação dos povos americanos da dominação espanhola, indicando que haveria liberdade e melhoria nas condições sociais, os líderes das independências das colônias hispano-americanas tinham, na verdade, interesses na manutenção de uma estrutura de poder político e econômico que beneficiava apenas as elites coloniais. Qual das alternativas abaixo indica corretamente o nome pelo qual ficaram conhecidas estas elites?
  1. Chapetones.
  2. Burgueses.
  3. Aristocratas.
  4. Criollos.
  5. Latifundiários.
3 - As causas que levaram as colônias espanholas na América a se tornarem independentes são consequências dos interesses de vários personagens, principalmente no que se refere ao controle dos processos econômicos e das influências regionais. Frente a isso, relacione os personagens, indicados pelas letras, com seus respectivos interesses nas independências das colônias, que estão abaixo, indicados por números.
  1. Inglaterra                                                
  2. EUA
  3. Criollos
  1. A ruptura com a metrópole garantiria a liberdade nas transações mercantis, principalmente com os países industrializados;
  2. A independência das colônias eliminaria as barreiras monopolistas ao comércio, ampliando assim os mercados para a compra de suas mercadorias;
  3. Apoiou as lutas de independência como forma de conter a influência europeia no continente americano.
A alternativa que expressa corretamente as relações é:
  1. a-2; b-3; c-1.
  2. a-3; b-2; c-1.
  3. a-1; b-3; c-2.
  4. a-2; b-1; c-3.
  5. a-3; b-1; c-2.

Consolidação dos EUA

• Haviam grandes diferenças entre norte (industrializado, mão-de-obra assalariada etc.) e sul (agrário, escravista etc.) dos Estados Unidos.
• Desde o Tratado de Versalhes os Estados Unidos adquirem territórios a oeste (por meio de guerras ou compras) dando início à Marcha para o Oeste. Firma-se o Compromisso do Mis­souri para garantir a igualdade de estados sob influência do norte e do sul na União. Em 1848, descobre-se ouro na Califórnia. Os nortistas pedem à União que este estado seja considerado não-escravista, rompendo com o Compromisso do Missouri e gerando uma grave crise entre norte e sul.
• Os estados nortistas aspiravam à abolição da escravatura. Os sulistas unem-se e rompem com a União, criando um novo país: os Estados Confederados Americanos.
• A Guerra de Secessão eclode em razão, principalmente, da questão da escravidão aliada à expansão para o oeste. O norte vence a guerra.
 • A escravidão é abolida nos Estados Unidos, mas os negros passam a sofrer, particularmente no sul, com ataques de organizações racistas como a Ku Klux Klan.


ATIVIDADES
1. (Cesgranrio) A expansão territorial dos Estados Unidos, ao longo do século XIX, caracterizou-se por um forte sentimento nacionalista. Sobre essa expansão podemos afirmar que: 
a) encerrou as divergências entre o Norte e o Sul, quanto à utilização da mão-de-obra escrava. 
b) retardou o crescimento demográfico da população norte-americana. 
c) priorizou a mineração em detrimento das atividades industriais e agrícolas. 
d) acarretou o fortalecimento político da representação nortista no Congresso Norte-Americano. 
e) impediu a emigração devido à política de defesa das fronteiras do país. 

2. (Fuvest) Da vitória dos estados nortistas na "Guerra de Secessão" resultou: 
a) diminuição do número de pequenos e médios proprietários e o crescimento da aristocracia rural no sul. 
b) unificação do mercado interno, desenvolvimento capitalista e transformação dos EUA em potência econômica. 
c) anexação da região do Texas ao território dos EUA. 
d) extinção do tráfico de escravos negros para os EUA. 
e) regulamentação, pelo compromisso do Missouri, dos territórios que passaram a ser escravistas ou livres. 

3. (Fuvest) Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu a XIII Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas: 
a) abatidos, emigraram em massa, para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social. 
b) inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam. 
c) arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos. 
d) desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte. 
e) recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados. 

17 comentários:

  1. mande o gabarito por favor quelmafalcao@outlook.com

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  2. Gostaria de receber o gabarito.Obrigada
    e-mail: vaniazama@bol.com.br

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  3. tem como passar o gabarito ?

    prof.eversonf@gmail.com

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Boa noite, se possível me manda o gabarito por favo
    saraivalucas372@gmail.com

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  7. me mande o gabarito por por favor
    juju.fer.2001@gmail.com

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  8. seu resumo seguido dessas questões estão ótimas. eu gostaria muito de obter o gabarito para tirar minhas duvidas.

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  9. Me mande o gabarito por favor mayaracenturion159@gmail.com

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  10. Queria o gabarito por favor
    ml7789952@gmail.com

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