sexta-feira, 3 de maio de 2013

História - Africa antes do século XV



ASSISTA A VÍDEO-AULA E RESPONDA:

1 )(ENEM) A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.
(K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37).
Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que:
a) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.
b) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.
c) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.
d) a exploração da África decorreu do movimento de expansão européia do início da Idade Moderna.e) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.

2) Em relação à história do continente africano, é correto afirmar:
A - A sociedade egípcia antiga se desenvolveu, no norte do continente, graças ao seu isolamento econômico e cultural em relação aos povos do Oriente Próximo e da Europa mediterrânea.
B - As organizações tribais africanas e os cultos animistas impediram a expansão cultural e econômica islâmica no norte da África.
C - A unidade étnica e cultural africana contribuiu para a penetração dos europeus no interior da África, na época moderna, com o objetivo de escravizar os africanos.
D - A Conferência de Berlim solucionou pacificamente as divergências entre as potências colonialistas na África, evitando um conflito generalizado entre os governos imperialistas.
E - As lutas fratricidas que ocorrem na África atual têm, entre suas origens, as fronteiras artificiais estabelecidas pelo colonizador europeu.


3)“O controle de alguns países europeus sobre a África foi, dessa forma, se estendendo a partir dos antigos pontos de comércio, que serviram de base para a penetração do continente africano e para a implantação de sistemas coloniais de governo.”
SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2008.
Os sistemas coloniais de governo promoveram transformações profundas na África ao final do século XIX.
Assinale a afirmativa que melhor apresenta o conjunto de transformações sofridas pelas sociedades africanas durante o imperialismo:
A - introdução do trabalho assalariado, cristianização das populações locais e ocidentalização das culturas locais;
B - criação de sociedades sem Estado, eliminação do islamismo e preservação das culturas locais;
C - sedentarização das populações nativas, fim das práticas mágico-religiosas e resistência ao domínio da cultura do dominador;
D - introdução da servidão feudal, cristianização das populações locais e hibridismo cultural;
E - implantação do trabalho escravo, fim das práticas mágico-religiosas e homogeneização cultural.


4) É ( V )verdadeiro ou (  F ) falso  afirmar sobre a História da Africa:
(     )  admite-se, nos dias atuais, reconhecer que a África foi, com toda probabilidade, o berço da humanidade, palco de uma das primeiras revoluções tecnológicas da história, ocorrida no período Neolítico. 
(    )A arqueologia igualmente mostrou que, na África, especificamente no Egito, desenvolveu-se uma das antigas civilizações mais brilhantes do mundo.
(   ) Há  duas "Áfricas" bastante distintas. Uma é a da região do Egito, local de surgimento das primeiras sociedades complexas da humanidade. A outra é a que costumamos chamar de subsaariana, ou seja, aquela que se desenvolveu ao sul do deserto do Saara. 
(    )Os bérberes eram povos nômades do deserto do Saara. Este povo enfrentava as tempestades de areia e a falta de água, para atravessar com suas caravanas este território, fazendo comércio. Costumavam comercializar diversos produtos, tais como : objetos de ouro e cobre, sal, artesanato, temperos, vidro, plumas, pedras preciosas. 
(     )Os bantos habitava o noroeste do continente, onde atualmente são os países Nigéria, Mali, Mauritânia e Camarões. Ao contrário dos bérberes, os bantos eram agricultores. Viviam também da caça e da pesca, conheciam a metalurgia, fato que deu grande vantagem a este povo na conquista de povos vizinhos. Chegaram a formar um grande reino ( reino do Congo ) que dominava grande parte do noroeste do continente. 
(     )Os soninkés  habitavam a região ao sul do deserto do Saara. Este povo estava organizado em tribos que constituíam o grande império Gana comandado por reis conhecidos como caia-maga., viviam da criação de animais, da agricultura e da pesca. Habitavam uma região com grandes reservas de ouro. Extraíam o ouro para trocar por outros produtos com os povos do deserto (bérberes).  A região de Gana, tornou-se com o tempo, uma área de intenso comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário