quinta-feira, 2 de maio de 2013

Texto de Estudo para prova de dependência de Sociologia 1ª série do Ensino Médio



A Sociologia busca compreender a sociedade, sua gênese e transformação como um processo aberto, ainda que historicamente condicionado aos múltiplos fatores que nelas intervém, como produtos das contradições que alimentam a ação humana; a si mesmo como protagonista agente social; e os processos sociais como orientadores da dinâmica da conflitualidade dos interesses dos diferentes grupos sociais. Diz-se que a Sociologia  compreender o papel histórico das instituições de poder e dominação associando-as às práticas das diferentes classes, grupos e atores sociais, aos princípios éticos e culturais que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, a justiça e a distribuição dos benefícios econômicos no sentido de uma interpretação crítica do progresso civilizatório e da realização da liberdade e igualdade humana.
Assim, ela pode se voltar para entender os princípios das tecnologias associadas ao conhecimento do indivíduo, da sociedade e da cultura, entre as quais as de planejamento, organização, gestão, trabalho de equipe, considerando o impacto das novas tecnologias de comunicação e informação nos processos de produção, para o desenvolvimento do conhecimento e da vida social.
Desse modo, devemos compreender que:
      O processo de socialização se encontra relacionado aos processos sociais tanto associativos (cooperação e acomodação) quanto dissociativos (competição e conflito), os quais possibilitam construir um elo de ligação entre o indivíduo e a sociedade.
           Considerando a discussão sociológica sobre o conceito de integração, conclui-se que o pode levar à integração de um grupo é a aceitação quase irrestrita das regras do grupo.
             Cidadania é a condição de um indivíduo como membro de um Estado e portador de direitos e de obrigações.
             O Socialismo tem como base a socialização dos meios de produção; tem como objetivo principal o bem comum a todos; e  extinção da sociedade dividida em classes.
           Capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro; o estabelecimento do domínio parcial ou total de todos os meios de produção por iniciativa particular; o controle do mercado é realizado pela livre competição e concorrência;.
           A redução da intervenção estatal é uma característica econômica, e  a padronização de culturas e uma tendência do  processo de globalização vigente no sistema capitalista, sobretudo a partir da década de 1980.


Nenhum comentário:

Postar um comentário