sábado, 4 de maio de 2013

História - Economia do Brasil Imperial


ASSISTA O VÍDEO E RESPONDA


Questão 1 (FMU) Além de reintegrar a economia brasileira no mercado internacional, a partir de 1850, o café foi responsável

a) pelo incremento das relações assalariadas de trabalho

b) pelo surto industrial ocorrido na região sul do Brasil

c) pela autonomia do Brasil em relação ao imperialismo britânico

d) pela intensificação do tráfico africano

e) pelo deslocamento do eixo econômico em direção ao centro-oeste



Questão 2(PUC-PR) A respeito da economia e da sociedade no Segundo Reinado (1840-1889), complete as lacunas e assinale a alternativa correta:

O café foi o principal produto de exportação do período, tendo na Província do Rio de Janeiro mão-de-obra basicamente __________. Em função da Guerra de Secessão nos Estados Unidos, na década de 1860 o açúcar foi superado pelo(a) ________. Ocorreu a substituição da mão-de-obra escrava pelo trabalho do imigrante europeu na Província de(a) __________, sendo que inicialmente se lhes aplicou o sistema de trabalho denominado __________. Confirmando e ampliando a formação dos latifúndios, em 1850 foi determinado por meio da __________, que terras públicas só poderiam ser adquiridas mediante compra.

a) assalariada - fumo - Bahia - parceria - Lei das Capitanias.

b) escrava - cacau - Minas Gerais - cooperação - Lei das Concessões.

c) escrava - couro - São Paulo - harmonia - Lei Imobiliária.

d) escrava - algodão - São Paulo - parceria - Lei de Terras.

e) assalariada - algodão - São Paulo - parceria - Lei de Arras.

Questão 3 (PUC-PR) Os principais produtos de exportação do Segundo Reinado (1840-1889) foram agrícolas, colocando-se sempre em primeiro lugar o(a): 

a) açúcar.. 

b) erva-mate.. 

c) café. 

d) trigo

e) arroz

QUESTÃO 3 
“Na historiografia referente ao binômio abolicionismo-imigrantismo, a noção que assume o Oeste Paulista é de importância capital. A designação de Oeste, quando se trata dessa etapa histórica da cafeicultura, tem como referência notória o Vale do Paraíba.”

(Beiguelman, Paula, A crise do Escravismo e a grande imigração, São Paulo: Editora Brasiliense, 1999).

A região do Oeste Paulista está relacionada:
a)  ao crescimento do desejo por parte da elite brasileira de se acabar com a escravidão e aumentar o número de imigrantes.
b)    a produção industrial crescente no Brasil durante o Segundo Império.
c)  ao crescimento da produção cafeeira nessa região a partir de 1850 com a decadência da produção de café na região do Vale do Paraíba.
d)   importância tanto econômica quanto militar, já que foi dessa região que saiu a maior parte dos soldados que foram para a Guerra do Paraguai.
e)    a abolição da escravidão, pois fopi ali que começou o movimento abolicionista brasileiro.

QUESTÃO 4 
Leia  as afirmações referentes ao império brasileiro.
I.     As leis do Ventre-Livre (1871) e dos Sexagenários (1885) são consideradas, por um lado, concessões dos escravocratas aos abolicionistas; por outro, são tidas como fatores que enfraqueceram a luta abolicionista e adiaram a abolição por mais de dez anos.
II.       A lavoura cafeeira transformou a Região Sudeste na mais importante, economicamente, do país.
III.      Apesar da dependência do mercado externo, a economia cafeeira acabou favorecendo, mesmo que indiretamente, o crescimento industrial do Brasil.
IV.     A Lei Áurea libertou o negro da escravidão e dos problemas econômicos e sociais, impondo mecanismos de integração profissional a esses trabalhadores.
V.    O exército desempenhou um importante papel na captura de escravos fugitivos, sendo até a abolição, importante aliado dos proprietários.

Estão corretas as seguintes alternativas:

a)       I, II, III e V.
b)       Somente a I, II e III.
c)       Somente a II e III.
d)       Somente a II, III e IV




Nenhum comentário:

Postar um comentário