sexta-feira, 3 de maio de 2013

História - Tempos Moderno Renascimento





ASSISTA A VÍDEO-AULA E RESPONDA AS  QUESTÕES  PROPOSTAS





pergunta 1:O Renascimento europeu dos séculos XV e XVI anunciava um novo homem, liberto do véu da teologia, envolvido com a natureza que se torna a medida de todas as coisas, capaz de inovar em todos os ramos do conhecimento e suficientemente curioso para ultrapassar as fronteiras da Europa. A inquietação desse homem renascentista deu-lhe a condição de descobridor do Novo Mundo. (adaptado de RODRIGUES, Antonio E.M. e FALCON, Francisco J.C. "Tempos Modernos". RJ: Civilização Brasileira, 2000.) O texto apresenta a grande novidade dos Tempos Modernos: o novo homem. A partir dessa conclusão, assinale a opção que indica melhor o potencial de visão desse novo homem.
a) O homem renascentista construiu um novo mundo - a Ásia -, uma nova filosofia - o Iluminismo - e uma nova forma de religião - o Politeísmo - todos eles resultantes dos contatos com a América.
b) O homem moderno ocupou-se, principalmente, em construir uma nova religião, amparada no conceito de natureza, povoada de mitos antigos e baseada no sistema politeísta persa.
c) O homem renascentista, preocupado com o seu corpo, desenvolveu as artes como primeiro e absoluto instrumento de realização de sua beleza, levando-o a um processo de alienação que o fez voltar à religiosidade medieval.
d) O caráter universal é a marca que recebe esse homem renascentista, pois a universalidade era a virtude que o colocava no mesmo nível de Deus; por isso, tantas representações literárias e artísticas voltadas para o universo religioso no período.
e) O homem renascentista, apegado à natureza, construiu um novo mundo, que se compunha de uma nova economia - o mercantilismo -, de uma nova política - os Estados modernos - e de um novo lugar de onde ele olhava todas essas coisas: a cidade moderna.
resposta:[E]

pergunta 2:Eu te coloquei no centro do mundo, a fim de poderes inspecionar, daí, de todos os lados, da maneira mais cômoda, tudo que existe. Não te fizemos nem celeste, nem terreno, mortal ou imortal, de modo que assim, tu, por ti mesmo, qual modelador e escultor da própria imagem, segundo tua preferência e, por conseguinte, para tua glória, possas retratar a forma que gostarias de ostentar. Fala de Deus a Adão. Pico della Mirandola, 1486. (PICO DELLA MIRANDOLA, Giovanni. A dignidade do homem. São Paulo: GRD, 1988.) O trecho acima reflete as novas idéias introduzidas no ocidente europeu, a partir do século XV, que permitiram o desabrochar de um pensamento mais original em relação às artes, às ciências e ao conhecimento. Estas idéias podem ser relacionadas ao seguinte processo histórico:
a) Iluminismo
b) Renascimento
c) Reforma Religiosa
d) Revolução Científica
resposta:[B]

pergunta 3:A referência compêndios, dicionários e tratados eruditos no século XVIII nos sugere uma clara valorização do conhecimento científico, postura que também se verifica no período conhecido como Renascimento. Contribuíram para eclosão deste amplo movimento cultural na Europa,
a) a unificação da Itália e o enfraquecimento da Igreja católica.
b) as descobertas científicas e a revolução industrial na Inglaterra.
c) o fortalecimento das burguesias e o desenvolvimento dos centros urbanos.
d) a Contra-Reforma e a fragmentação do poder político dos soberanos.
e) a expansão marítima e a hegemonia árabe na península ibérica.
resposta:[C]

pergunta 4:Dividimos a história em eras, com começo e fim bem definidos, e mesmo que a ordem seja imposta depois dos fatos - a gente vive para a frente mas compreende para trás, ninguém na época disse "Oba, começou a Renascença!" - é bom acreditar que os fatos têm coerência, e sentido, e lições. Mas podemos apreender a lição errada. (Luiz Fernando Veríssimo. "Banquete com os deuses") Contextualizando historicamente o movimento da Renascença a que o texto se refere, é correto afirmar que o Renascimento
a) destacou-se por introduzir a observação da natureza e a experimentação como métodos básicos do conhecimento científico e na reconstrução das teorias aristotélicas modernas.
b) caracterizou-se por conciliar, no século XVI, os princípios liberais e as necessidades emergentes da população mediante a análise dos mecanismos sociais do capitalismo.
c) foi um importante elo no processo de libertação da razão, que culminou, no século XVIII, na filosofia iluminista e na constituição da moderna sociedade burguesa e capitalista.
d) foi responsável pelo surgimento de idéias que colocavam o conhecimento racional no ápice e pela constituição de uma linha bem nítida entre a razão e a fé, no século XVII.
e) teve um importante papel na defesa de uma nova religiosidade entre os homens que, somada à racionalidade, poderia resultar num mundo progressista e mais justo.
resposta:[C]

pergunta 4:Um peso colossal de estupidez esmagou o espírito humano. A pavorosa aventura da Idade Média, essa interrupção de mil anos na História da civilização. (Ernest Renan. Reminiscências da infância e da mocidade, 1883.)
a) Explique a origem, no Renascimento, do termo Idade Média.
b) Forneça dois exemplos de natureza cultural que contradizem o juízo do autor sobre o período medieval.
resposta:a) Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII.
b) O contato do ocidente medieval europeu com o mundo árabe, importantes conhecimentos técnicos e culturais foram assimilados e difundidos pelos europeus.

pergunta 6:Responder à questão associando os nomes dos artistas e escritores do Renascimento italiano (coluna
a) com as características gerais de suas obras (coluna
b). Coluna A 1. Sandro Boticcelli 2. Leonardo da Vinci 3. Giovanni Boccaccio 4. Michelangelo Coluna B ( ) Escultor e pintor que realizou as obras Pietá, Davi e Moisés, inspirando-se na escultura gregoromana. ( ) Escritor que produziu Decameron em dialeto italiano, obra na qual, com humor, faz uma crítica ao clero e aos costumes da época. ( ) Pintor que, além de ter produzido o retrato mais famoso da história da arte, notabilizou-se como gênio inventivo. ( ) Pintor que, influenciado pela mitologia clássica, concebeu Nascimento de Vênus e Alegoria da Primavera. A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é
a) 1 - 3 - 2 - 4
b) 2 - 4 - 3 - 1
c) 3 - 1 - 2 - 4
d) 4 - 3 - 1 - 2
e) 4 - 3 - 2 - 1
resposta:[E]

pergunta 7:Os inícios dos tempos modernos foram marcados, no plano intelectual, artístico e científico pelo movimento denominado "Renascimento". Sobre o tema, assinale a opção correta: I. Teve início na Itália, ainda no final da Idade Média. II. Mostrou progressos na astronomia, pois Nicolau Copérnico demonstrou ser correto o heliocentrismo. III. Não foi apoiado pela Igreja Católica, pois o clero observou que as raízes do movimento se localizavam no "paganismo" da Antigüidade Clássica (Grécia-Roma). IV. O movimento renascentista provocou, particularmente na Itália, prolongado período de conservadorismo social e aumentou a austeridade dos costumes. V. Provocou um aumento das vocações ascéticas, místicas e da visão teocêntrica do mundo. Está correta ou estão corretas:
a) III, IV e V.
b) II, IV e V.
c) Apenas I e II.
d) I, II e V.
e) Apenas IV.
resposta:[C]

pergunta 8:"No campo científico e matemático, o processo da investigação racional percorreu um longo caminho. Os Elementos de Euclides, a descoberta de Arquimedes sobre a gravidade, o cálculo por Eratóstenes do diâmetro da terra com um erro de apenas algumas centenas de quilômetros do número exato, todos esses feitos não seriam igualados na Europa durante 1500 anos." Moses I. Finley. Os gregos antigos O período a que se refere o historiador Finley, para a retomada do desenvolvimento científico, corresponde
a) ao Helenismo, que facilitou a incorporação das ciências persa e hindu às de origem grega.
b) à criação das universidades nas cidades da Idade Média, onde se desenvolveram as teorias escolásticas.
c) ao apogeu do Império Bizantino, quando se incentivou a condensação da produção dos autores gregos.
d) à expansão marítimo-comercial e ao Renascimento, quando se lançaram as bases da ciência moderna.
e) ao desenvolvimento da Revolução Industrial na Inglaterra, que conseguiu separar a técnica da ciência.
resposta:[D]

pergunta 10:Nascido na Itália, o Renascimento - movimento intelectual, científico, artístico e literário - espalhou-se pela Europa, mas de forma desigual. Considere as seguintes afirmações a respeito desse movimento. I. A arte renascentista tinha como característica principal a exploração dos motivos religiosos, recebendo, dessa maneira, o apoio do clero e dos mecenas. II. O Renascimento foi um movimento que valorizou o antropocentrismo, o hedonismo, o racionalismo, o individualismo e o naturalismo. III. No plano político, sua principal conseqüência foi contribuir para o advento do Absolutismo, ao laicizar a sociedade e revalorizar o Direito Romano. IV. O combate central das idéias renascentistas residiu na defesa das concepções de mundo baseadas no teocentrismo e na escolástica, então emergentes. V. A Itália acumulou maior quantidade de capital e alcançou desenvolvimento comercial e urbano invejável, gerando excedentes econômicos para se investir em obras de arte. Está correto apenas o contido em
a) I, II e III.
b) I, IV e V.
c) II, III e IV.
d) II, III e V.
e) III, IV e V.
resposta:[D]


Nenhum comentário:

Postar um comentário