quinta-feira, 23 de maio de 2013

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO HISTÓRIA

América Espanhola                                                                                   
  • Em 1492, a Espanha conquista Granada, expulsa os judeus, publica a primeira gra­mática de língua espanhola, e, através da expedição de Cristóvão Colombo, descobre América.
• A Espanha concedeu a particulares o direito de colonizar em nome da realeza. Os primeiros conquistadores tornaram-se os primeiros governantes das novas terras, recebendo, para isso, muitos poderes e o título de adelantados.À medida que um sistemático projeto colonial foi sendo montado, o poder dos conquistadores e de suas famílias foi sendo diminuído.
• Liderada por Hernán Cortés, entre 1519 e 1521, ocorre a conquista do México, com a derrota dos astecas. A vitória de Cortés pode ser explicada, entre outros fatores, pelos inúme­ros aliados indígenas que lutaram a seu lado, pelas táticas de guerra e armas de fogo, pela capacidade de decifrar a cultura indígena por meio de seus intérpretes, e pelas doenças, que atacaram os astecas.
• A conquista do Peru, com a derrota dos incas, foi liderada por Francisco Pizarro. Pode  ser explicada pela captura de Atahualpa, pela guerra civil entre os incas (que enfraqueceu a resistência militar), pelas alianças com indígenas subjugados pelo império inca, entre outros fatores.
• Para prestar contas ao rei, utilizava-se, normalmente, o Conselho das índias, e a Casa de Contratação. Durante todo o período colonial, foram criados quatro vice-reinos: Nova Es­panha, Nova Granada, Peru e Rio da Prata e quatro capitanias gerais, governados por vice-reis e capitães-mor.
• Dentro dos vice-reinados, grandes regiões de importância estratégica eram divididas em Audiências, que inspecionavam cidades e aldeias. Dentro de muitas cidades existia cabildosgoverno municipal cujos membros eram escolhidos entre as elites locais.
• Houve uma série de maneiras de tratar os indígenas, transformados em mão-de-obra nas fazendas e minas: em um primeiro momento, a escravidão, depois a encomiendao  repartimiento e a mitaHavia, também, mas em menor escala, o trabalho livre, por vezes especializado, dos indígenas e a escravidão negra.
• Houve, no geral, grande preocupação por parte das autoridades reais e da Igreja para con­verter os indígenas ao cristianismo. Para evitar qualquer "traço de idolatria", os religiosos destruíram templos, ídolos e códices indígenas, associados ao demônio. Mesmo assim, as antigas práticas continuaram vivas, por vezes mescladas ao novo culto.



América Inglesa
• A Inglaterra, nos séculos XVI e XVII, sofria com a alta dos preços dos produtos de primeira necessidade, prejudicando as camadas mais baixas das sociedades. No século XVII, os choques entre burguesia e realeza, entre grupos populares contra burgueses elitizantes, e entre religião oficial e outras religiões aumentam, ajudando a criar um quadro conturbado que ajuda a entender a ausência de um projeto colonizador sistemático por parte da Inglaterra.
• Como o Estado e a Igreja oficial não acompanharam os colonos para a América, formam-se 13 colônias, sem unidade política ou geográfica entre elas, na costa leste da América do Norte.
• Foi somente no início do século XVII, com a dinastia Stuart no poder na Inglaterra, que o país voltou às empresas colonizadoras, com as concessões a Companhia de Londres e a Companhia de Plymouth, que encerram suas atividades, endividadas, em 1624 e em 1635, respectivamente.
• Grupos religiosos perseguidos vieram em grande número para as colônias. Um desses grupos, em 1620, chegou a Massachusetts, em um navio chamado Mayflower. Seus líderes, religiosos puritanos, estabele­ceram um pacto de autogoverno (que levou o nome do navio). Esses puritanos são chamados de pais peregrinos e são vistos como pais da nação norte-americana pela tradição.
• Também vieram para as Treze Colônias, aventureiros, órfãos, mulheres sem posses, crianças raptadas, membros de seitas religiosas (puritanas ou não), negros africanos, comerciantes, nobres e degredados, sem mencionar os indígenas que já habitavam o local.
• William Penn, líder quaker, funda a Pensilvânia, local de grande liberdade religiosa.
• As colônias do Norte desenvolveram a policulltura voltada para o mercado interno, não condicionado totalmente aos interesses metropolitanos. O trabalho era, em sua maioria, familiar, livre, assalariado ou a servidão temporária. Nessa região, denominada Nova Inglaterra, as colônias prosperaram principal­mente devido ao comércio e à pesca. Houve grande afluxo de riquezas em decorrência do comércio triangular.

• As colônias do Sul desenvolveram, desde cedo, a produção de tabaco. Para cultivar o fumo, recorreu-se à mão-de-obra escrava, que até tornar-se predominante no século XVIII conviveu com a servidão branca. Com uma economia voltada ao exterior, as colônias do Sul dependiam da Inglaterra: mandavam linho e algodão e compravam roupas, e todo o mobiliário também vinha da metrópole. A vinda de escravos negros, gradualmente, alterou o modo de vida e o trabalho no Sul, pois as terras aumentaram de preço e foram incorporadas pelos fazendeiros ricos e as pequenas propriedades cederam lugar aos latifúndios. 

• Nas colônias centrais, últimas colônias a serem conquistadas pela Inglaterra, desenvolveu-se uma vida ligada à agricultura, principalmente de cereais. Embora existissem algumas propriedades bastantes extensas, a maioria delas era constituída de pequenas lavouras como na Nova Inglaterra. As colônias centrais, do mesmo modo que na Nova Inglaterra, tinham alguns escravos negros, mas que eram minoria. ­Também desenvolveram manufaturas, a exemplo das colônias do Norte.

• Nas colônias inglesas, em geral, havia a prática da exclusão do indígena da sociedade colonial. Os indígenas, por sua vez, rebelaram-se incontáveis vezes. Da relação tumultuada entre indígenas e colonizadores, surgiram inúmeros tratados de paz, demarcando as terras de um lado e do outro. Com o tempo, surgiu uma prática que se tornaria comum: as reservas indígenas, áreas que pertenciam exclusivamente aos ameríndios. Mesmo com essa prática, os conflitos continuaram a ocorrer, mostrando que esses acordos não eram plenamente cumpridos.

Iluminismo
• Descartes desenvolveu uma concepção de mundo racionalista e mecanicista.
• John Locke desenvolveu as teorias da tabula rasa e do contrato social.
• Isaac Newton mudou a maneira de o homem situar-se no universo por meio da mecânica.
• Os iluministas, baseando-se em seus precursores, criticavam o absolutismo e o clericalismo; propunham liberalismo econômico; individualismo; busca da felicidade; respeito aos direitos naturais e o reconhecimento do direito à revolta, caso o governo os violasse; tolerância religiosa e abolição dos privilégios de nascimento.
• Para divulgar as idéias iluministas foi constituída a Enciclopédia.

• Voltaire defendia as liberdades individuais e era contrário ao absolutismo e ao clericalismo.

• Montesquieu desenvolveu a teoria da separação dos poderes em Legislativo, Executivo e Judiciário.
• Rousseau era o filósofo que representava os interesses das camadas populares da época.

• Os fisiocratas consideravam a agricultura a atividade econômica mais importante.

Independência das treze colônias
• O crescimento das treze colônias levou a Inglaterra a tentar implantar  uma espécie de pacto colonial.
• Fazem parte das pressões britânicas contra a economia das Treze Colônias: Sugar Act, Stamp ActAto de Quebec, Lei do Aquartelamento, Tea Act.
• As causas do processo de independência dos EUA são a repressão adotada pela Inglaterra e a influência das idéias iluministas.

• A Declaração de Independência dos EUA foi assinada em 4 de julho de 1776.
• O chefe das tropas norte-americanas, na luta pela independência, foi George Washington.
• A Constituição dos EUA é uma síntese do pensamento das principais forças políti­cas de sua época.

ATIVIDADES
Marque ( C ) nas alternativas Certas, e ( E ) nas Erradas:
  1) Com relação a Formação da América Inglesa, podemos afirma sobre  as colônias do Norte:
A(    )Desenvolveram a policulltura voltada para o mercado interno;
B(   ) Estavam condicionado totalmente aos interesses metropolitanos;
C(  ) O trabalho era, em sua maioria, familiar, livre, assalariado ou a servidão temporária.
D(  )As colônias prosperaram principal­mente devido ao comércio e à pesca. Houve grande afluxo de riquezas em decorrência do comércio triangular.

2) Sobre as Colônias Sul da América Inglesa podemos concluir:
A(   )Desenvolveram, desde cedo, a produção de tabaco.
B(    )Para cultivar o fumo, recorreu-se à mão-de-obra escrava, conviveu com a servidão branca.
C(   ) Com uma economia voltada ao exterior.
 D(   )Não dependiam da Inglaterra, mandavam linho e algodão para metrópole e compravam dela roupas, moveis.
.
3) É característica do  iluminismo:
A (     ) critica o absolutismo e o clericalismo;
B (     ) propunham liberalismo econômico; individualismo e busca da felicidade;
C (    ) propunham respeito aos direitos naturais e o reconhecimento do direito à revolta, caso o governo os violasse;
D(    ) propunham a tolerância religiosa e manutenção dos privilégios de nascimento.

4) Podemos afirmar a respeito da Independência das treze colônias:
A(    ) O crescimento das treze colônias levou a Inglaterra a tentar implantar  uma espécie de pacto colonial.
B (   ) A repressão adotada pela Inglaterra e a influência das ideias iluministas  levaram o  EUA a independência.
C(     )A Declaração de Independência dos EUA foi assinada em 4 de julho de 1776.
D(     ) O chefe das tropas norte-americanas, na luta pela independência, foi George Washington.
E(     )A Constituição dos EUA é uma síntese do pensamento das principais forças políticas de sua época. 

5) Em linhas gerais, podemos afirmar que o Iluminismo:
a) (  ) foi um movimento revolucionário que surgiu na Inglaterra, no século XVIII.
b) ( ) foi um movimento intelectual que surgiu na França, no século XVIII.
c) (   ) defendia, no plano filosófico, a liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis e, no plano econômico, a livre iniciativa.
d) (    ) defendia o direito divino dos reis, o mercantilismo e o poder político da Igreja Católica.
e) (  ) influenciou alguns governantes europeus, que implantaram reformas em seus países, ficando conhecidos como déspotas esclarecidos.

MARQUE APENAS UMA ALTERNATIVA COM (X)

1. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes causas da Independência dos EUA (1776)?
A - Comércio das colônias americanas com outros países e a proibição da prática da agricultura.
B - O poder que a Inglaterra (metrópole) exercia sobre sua colônia, através da fiscalização, altas taxas e impostos e leis que tiravam a liberdade dos habitantes.
C - Proibição das práticas religiosas nas colônias americanas.
D - Relações comercias entre Inglaterra e França que não eram aprovadas pelos habitantes das colônias americanas.
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2. Qual das alternativas abaixo apresenta três leis criadas pela Inglaterra e aplicadas nas colônias americanas, que geraram forte descontentamento entre os colonos e influenciaram no processo de Independências dos EUA?
A - Lei da Água, Lei do Café e Lei do Trabalho Escravo.
B - Lei do Milho, Lei do Algodão e Lei da Soja.
C - Lei da Indústria, Lei dos Sapatos e Lei dos Tecidos.
D - Lei do Chá, Lei do Selo e Lei do Açúcar
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