quinta-feira, 2 de maio de 2013

Exercício - Independência dos Estados Unidos



V - ASSUNTOS: Revolução Francesa; Colônias do Norte e Colônias do Sul (Independência dos Estados Unidos)

1)  Sobre a França, assinale a alternativa incorreta.
a) No século XVII, era uma sociedade rural, dividida em três estados, nos quais os dois primeiros eram privilegiados (nobreza e clero).
b) A Queda da Bastilha precedeu a abolição dos direitos feudais e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e foi um de seus principais fatores.
c) O crescimento populacional de cerca de 7 milhões de habitantes foi um dos principais fatores a levar o país à bancarrota financeira.
d) Apesar da ideologia revolucionária, não houve confronto com a Igreja.
e) O rei Luís XVI tentou escapar de Paris em 1791, mas é capturado e, em seguida, pressionado a aceitar a Constituição de 1791.

2) Sobre a França, assinale a alternativa correta:
a) Napoleão conseguiu seu cargo de general conspirando contra seus superiores.
b) Napoleão manteve-se no cargo sempre por voto popular, sendo reeleito a cada mandato.
c) Como Imperador da França, Napoleão declarou o Bloqueio Continental à Inglaterra por não conseguir vencê-la militarmente.
d) A Inglaterra foi o único país que Napoleão não venceu em batalha.
e) Após fugir da prisão, Napoleão mandou assassinar o rei Luís XVII para retomar o poder.

3) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão terá uma grande repercussão no mundo inteiro. O documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável.

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi elaborada na:
a) Revolução Francesa, em sua fase da Assembleia Nacional.
b) Revolução Francesa, em sua fase da Convenção Nacional.
c) Independência dos Estados Unidos.
d) Revolução Puritana na Inglaterra.
e) Revolução Gloriosa na Inglaterra.

4) Associe:
1- Colônias do Norte
2- Colônias do Sul

(2) utilização de mão-de-obra escrava.
(2) predominava a agricultura em grandes propriedades rurais (latifúndios).
(1) predominavam as chamadas colônias de povoamento.
(1) utilização de mão-de-obra livre.
(2) predominavam as chamadas colônias de exploração.

5) Marque Certo ou Errado:

a) Embora a sociedade francesa fosse dominada pelo primeiro e segundo estados, o terceiro estado constituía a maioria da população francesa (98%).
(   ) Certo                (   ) Errado

b) Os impostos recaíam sobre o terceiro estado, enquanto o primeiro e o segundo estados desfrutavam os benefícios concedidos pela monarquia.
(   ) Certo                (   ) Errado

c) Para sanar a crise econômica que atingiu a França, em fins do século XVIII, determinou-se o aumento de impostos cobrados pelo primeiro estado.
(   ) Certo                (   ) Errado

d) Com o objetivo de intimidar o terceiro estado, foi convocada a Assembléia dos Estados Gerais, contando com a participação apenas do clero e da nobreza.
(   ) Certo                (   ) Errado

6) O que levou o Terceiro Estado a declarar-se em Assembléia Nacional? Assinale a resposta correta.
a) (   ) A recusa do primeiro e segundo estados de participaram da Assembléia dos Estados Gerais.
b) (   ) O sistema de votação da Assembléia dos Estados Gerais, que consideraria apenas um voto para cada estado.
c) (   ) O reduzido número de participantes do terceiro estado na Assembléia dos Estados Gerais.
d) (   ) A aliança com o clero e a nobreza.

7) Leia o texto e responda.

"O próprio Napoleão Bonaparte [...] um carreirista típico daquela espécie. Nascido em 1769, ambicioso, descontente e revolucionário, subiu vagarosamente na artilharia, um dos poucos ramos do exército real em que a competência técnica era indispensável. Durante a revolução, e especialmente sob a ditadura jacobina que ele apoiou firmemente, foi reconhecido por um comissário local em um fronte de suma importância [...] como um soldado de dons esplêndidos e muito promissor. O Ano II fez dele um general. [...]. Agarrou a sua chance na campanha italiana de 1796, que fez dele o inquestionado primeiro soldado da república [...]."

a) A que "revolução" o autor se refere? 
A Revolução Francesa.

b) Segundo Eric Hobsbawm, Napoleão era um oficial competente. Transcreva do texto acima a parte em que o autor salienta esse fato.
"O próprio Napoleão Bonaparte [...] um carreirista típico daquela espécie. Nascido em 1769, ambicioso, descontente e revolucionário, subiu vagarosamente na artilharia, um dos poucos ramos do exército real em que a competência técnica era indispensável."

c) Quais foram, segundo o texto, as condições necessárias da subida de Napoleão ao poder?
Porque ele tinha muita competência; "Agarrou a sua chance na campanha italiana de 1796, que fez dele o inquestionado primeiro soldado da república."

8) Associe cada número a um item.
1. Girondinos.
2. Terror.
3. Jacobinos.
4. Termidor.
5. Sans-culottes.

(3) Representavam a pequena burguesia e a classe média de Paris e governaram a França durante a fase do Terror.
(5) Grupos urbanos radicais, compostos de artesãos, operários e lojistas.
(2) Fase da revolução em que cerca de 17 mil pessoas foram executadas na guilhotina.
(1) Republicanos moderados, representavam a grande burguesia comercial.
(4) Mês do calendário republicano em que um golpe derrubou a Convenção.

9) 
                                                    As desigualdades entre os homens

          "Concebo, na espécie humana, dois tipos de desigualdades: uma que chamo de natural ou física, por ser estabelecida pela natureza e que consiste na diferença das idades, da saúde, das forças do corpo e das qualidades do espírito e da alma; a outra, que se pode chamar de desigualdade moral ou política, porque depende de uma espécie de convenção e que é estabelecida ou, pelo menos, autorizada pelo consentimento dos homens. Esta consiste nos vários privilégios de que gozam alguns em prejuízo de outros, como o serem mais ricos, mais poderosos e homenageados do que estes, ou ainda por fazerem-se obedecer por eles. [...]
           O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado e seus semelhantes: 'Defendei-vos de ouvir este impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!"

Dê sua opinião sobre o texto
O texto fala dos tipos de desigualdades entre os homens. Para Rousseau, uma das desigualdades é a que se refere a idade, saúde, etc.; e a outra se refere a desigualdade moral ou política.

10) Entre 1789 e 1799, a França atravessou um período profundamente transformador conhecido por Revolução Francesa. Em relação às características desse processo revolucionário e seus desdobramentos, analise cada proposição e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.

(F) A França foi inovadora, pois não havia notícias de uma revolução de caráter burguês e liberal na Europa do século XVIII.
(F) Durante os dez anos do processo revolucionário, houve uma série de desacordos que garantiram uma transição tranqüila e pacífica da monarquia absolutista para a república federativa.
(V) A Revolução Francesa pode ser subdividida em quatro momentos: a Assembleia Constituinte, a Assembleia Legislativa, a Convenção e o Diretório.
(V) A Revolução Francesa disseminou nova concepção política e organizacional do Estado; suas ideias influenciaram a disseminação de guerras e conflitos e seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade passaram a ser buscados por quase todas as nações do mundo contemporâneo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta, de cima para baixo.
a) V - F - V - F
b) V - V - F - F
c) F - V - V - V
d) V - V - V - V
e) F - F - V - V

QUESTÃO BÔNUS
- "Socialmente, os sans-culottes representam citadinos que vivem de seu trabalho, seja como artesãos, seja como profissionais de ofício; alguns, depois de uma ida laboriosa, se tornam pequenos proprietários na cidade, e usufruem as rendas de um imóvel. Portanto, os sans-culottes não devem ser confundidos com o indigente que eles querem socorrer".

Sobre a Revolução Francesa no século XVIII e os sans-culottes, é CORRETO afirmar que:
(01) a sociedade francesa na segunda metade do século XVIII era uma sociedade dividida em: clero e a nobreza, compondo o primeiro e segundo estados, que exploravam, e oprimiam o terceiro estado, formado por uma composição muito heterogênea e burgueses, camponeses e sans-culottes.
(02) os sans-culottes, com sua ideologia socialista, formaram a base do primeiro partido comunista organizado na França durante os anos da revolução.
(04) apenas o terceiro estado pagava os impostos, já que o clero e a nobreza tinham isenção tributária, mas eram eles que usufruíam os tesouros reais, através das pensões vitalícias e dos cargos políticos.
(08) os sans-culottes, do ponto de vista material, ganharam muito pouco com a Revolução Francesa. Mas politicamente deixaram a sua marca na tradição da ação popular, inspirando os sonhos revolucionários durante o século XIX.
(16) uma das principais reivindicações do terceiro estado era a abolição dos privilégios de nascimento e a instauração da igualdade civil.
Soma: 01+04+08+16=29

Nenhum comentário:

Postar um comentário